Atualmente apenas Roteirizar não basta, mas também é necessário garantir que o Condutor do Veículo cumpra o Plano Otimizado de Rotas, do contrário os benefícios esperados nunca irão acontecer.
No passado o processo de comparar a Rota Planejada com a Executada era chamado de Calibragem e acontecia muito tempo depois da respectiva viagem. Os desvios eram identificados, muitas vezes de forma aleatória e eram comunicados aos respectivos motoristas.
Com a disponibilidade das tecnologias de rastreamento e computação móvel foi possível substituir a velha prática de Calibragem por uma forma de identificação de desvios em tempo real com mensagens de alerta para uma Central de Controle.
Desta forma a Visualização e o Monitoramento sobre as operações externas de Distribuição de Mercadorias e Serviços tornou-se mais precisa. Nas operações urbanas, normalmente, o posicionamento do Veículo é enviado para a Central juntamente com as informações sobre a entrega: fotos, assinatura e ocorrências, através de um aplicativo de Gestão de Entregas (e Coletas).
Esta precisão na entrega transformou-se em economias na forma de redução de tempo inoperante, menor quilometragem, custos, etc. tanto para o Embarcador como para o Transportador.
Mas e o Cliente Final ? Aquele que solicitou a mercadoria ou serviço e é a razão de ser de tudo isto? Não raro, pela falta de precisão no horário de entrega ele é obrigado a ficar de prontidão, aguardando a entrega, o que significa Custo para ele, porque poderia estar aproveitando melhor o seu tempo.
Pensando nisto, nós da VisiLog criamos o Atempo, um aplicativo que informa ao Cliente Final sobre a sua entrega. Juntamente com o Rastreamento Logístico (Monitoramento) e a Gestão de Entregas podemos afirmar que fechamos o circuito e oferecemos ao mercado o conceito de Otimização de Ponta a Ponta na Distribuição.