Quer seja para Explorar o Mercado, prestar Consultoria de Produtos, Promover as Vendas ou mesmo Coletar Pedidos nunca se recorreu tanto aos Vendedores ou Representantes de vendas em Campo.
Na era do e-commerce essa é uma iniciativa que produz mais fidelidade à uma Marca.
No entanto é aquela de maior custo porque carrega para si um conjunto de despesas e também grande dificuldade de planejamento e controle. Mas é possível Maximizar as Visitas - Fazer mais Visitas por Vendedor ?
Figura obtida do freepik
Algumas Técnicas Empíricas tem sido corriqueiramente aplicadas como: 1-Formar uma Carteira de Clientes com alguma Proximidade, 2-Dividir essa Carteira em dias da semana ou Roteiros que possam ser realizados em uma jornada de trabalho de um dia ou vários dias até a volta, 3-Estimar uma Média de Tempo para cada Visita, etc.
Mas, na Era da Digitalização, da Metodologia Científica e mesmo da Inteligência Artificial as informações merecem maior qualidade mesmo porque nossos concorrentes também pensam assim.
Nessa conjuntura, em primeiro lugar se classificam os clientes de acordo com um histórico de vendas ou de interesse da empresa. Por exemplo, uma Categoria Ouro para os que merecem mais visitas ou atenção, Prata a segunda Categoria, etc. A cada Categoria se estabelece um Tempo Padrão para uma Visita. Abaixo um Mapa com Categorias em Cores.
A Partir desses Clientes Categorizados se projetam Grupamentos de Clientes próximos de acordo com a Geografia da Malha Urbana ou Rodoviária inclusive considerando o tempo de trajeto e Tempo Padrão de Visita.
Cada Grupamento projetado pode ser configurado para uma Jornada de Trabalho de um ou mais períodos.
Cada Grupamento também chamado de Cluster representa um Roteiro de Visita a ser seguido por um Vendedor.
Para viabilizar a utilização do Roteiro se elabora uma sequência de visitas que irá privilegiar o menor tempo ou menor quilometragem. Também se poderá observar o Tempo de Chegada de cada Visita do Roteiro. Abaixo os Grupamentos ou Clusters no Mapa.
A figura ao lado apresenta uma sequência otimizada de pontos de visita a partir de um APP.
A VisiLog possui soluções que Otimizam as Visitas dos Vendedores e produzem Roteiros Produtivos, além de softwares que permitem acompanhar a operação de uma equipe inteira de vendedores.
Para o Representante de Vendas que faz seu próprio trajeto a VisiLog oferece o Roteirizador Personal que permite o processo de Roteirização a partir do celular.
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