developed by Visilog - trade mark

  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
Produtos

Um Processo Eficiente de Crowd Delivery necessita de Planejamento e Monitoramento

August 22, 2017

 

 Fonte: Dabbawalas - Entregadores de Marmita na Índia

 

 

Crowd Sourcing Delivery ou simplesmente Crowd Delivery é o processo em que Entregadores Profissionais ou Casuais são contratados por Empresas ou diretamente pelos Interessados em Despachar alguma Mercadoria. Os envolvidos no processo realizam os negócios através de uma Plataforma de Cadastramento e Oferecimento via Internet.

 

Os interessados em realizar as Entregas podem ser Motoristas Profissionais que possuem tempo livre entre os serviços ou capacidade ociosa em seus Veículos como também estudantes, aposentados ou outras categorias nessa mesma situação que podem realizar estes serviços de forma eventual ou rotineira.

 

Para os interessados em realizar as Entregas trata-se de  transformar ociosidade em valores.

 

Para as Empresas Ofertantes trata-se de redução de Custos com Ativos como Depósitos, Frotas etc.

 

Para as Pessoas Físicas que necessitam de levar algo para algum lugar trata-se de obter preços mais acessíveis para o Serviço uma vez que se trata de um custo marginal para o Entregador.

 

Todos ganham com isto, inclusive a Sociedade como um todo,  porque tratando-se de melhor utilização de recursos existem até ganhos ambientais e de qualidade de vida nas cidades com menor número de veículos, poluição, ruídos etc.

 

Aliás, uma das características da Economia do Século 21 é a Economia Colaborativa já visando a futura escassez de recursos no planeta e as novas formas de trabalho preconizadas pela Quarta Revolução Industrial.

 

Economia Colaborativa é aquela que Valoriza os Ativos não Utilizados e Ociosos, inclusive considerando o tempo das pessoas como estes Ativos. São Plataformas que realizam os encontros entre “Necessidades” e “Disponibilidades”  ou “Eu Preciso” e “Eu Tenho” de formas que possibilitam grande Eficiência e Acesso.

 

Mas como lidar com um cenário com diversos Protagonistas?

 

Como vai ficar a Qualidade da Entrega neste cenário?

Como saber se o OTIF (On Time In Full) estará sendo cumprido?

Como avaliar os Prestadores de Serviço?

Como garantir que a Entrega foi realizada?

 

O que percebemos é que embora as Plataformas de Compartilhamento preconizam a Confiança, esta somente será obtida através da Conquista. De uma série de Entregas realizadas com sucesso.

 

Para isto as ferramentas de Planejamento de Rotas, Gerenciamento de Entregas e Rastreamento Logístico são imprescindíveis.

Conheça nosso SaaS com aplicativos de Otimização e Rastreamento Logístico que vão contribuir com a Qualidade da Entrega.

Please reload

Posts Em Destaque

Um Modelo de Planejamento de Rotas realista para Logística de Distribuição com Veículos Elétricos

January 23, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo