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Conhecendo sua Operação de Entrega! Quais indicadores observar.

January 31, 2019

 

 

Com as Tecnologias de Informação e Comunicação disponíveis através de SaaS (Software as a Service- Software como Serviço) podemos visualizar todas as operações externas de entrega em tempo real.

 

Mas, no dia a dia, como medir se as operações de entrega seguem como esperado? Afinal, não se gerencia se não houver algum tipo de medição.

 

Em primeiro lugar devemos definir Indicadores Chave de Desempenho para as Entregas e sua forma de determinação. Na teoria logística são denominados em geral de KPIs (do inglês Key Productivity Indicators).

 

São muitos os Indicadores tradicionais quando se trata de entregas, porém listamos a seguir apenas os principais, denominados de Temáticos:

 

. Indicadores de Realização – medem quantas entregas ou viagens foram realizadas durante a jornada de trabalho em relação ao total de entregas/viagens planejadas. Normalmente calculados para cada viagem do veículo, quando entregas ou uma média de entregas/viagens para um período de tempo;

 

. Indicadores de Produtividade – medem eficiência, ou seja, a realização das tarefas (as entregas) de acordo com o consumo de km e tempo disponível. Um dos indicadores desta categoria mede quanto tempo foi gasto no cliente em comparação com o tempo em trajeto.  Um bom processo de Roteirização irá agrupar geograficamente os clientes próximos em bolsões de entrega fazendo com que se perca menos tempo em trajeto durante as entregas.

Este indicador é muito utilizado em Logística de Visitas de Vendedores e Técnicos em Campo;

 

. Indicadores de Pontualidade – medem quantas entregas foram realizadas dentro da faixa de horário prevista durante o processo de Planejamento de Rotas ou de acordo com Janelas de Entrega acordadas com o Cliente;

 

. Indicadores de Atendimento – apresentam para o total de viagens, quantas entregas foram realizadas na quantidade total ou parcialmente pedida, número de clientes que não foram encontrados, entregas canceladas devido à falta de tempo, etc.

 

Os softwares da família VisiLog fornecem vários informes e Dash Boards que consideram  a Qualidade da Entrega como uma uma medida com todos os elementos citados.

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