top of page

Como realizar Entregas Perfeitas com Gestão e Monitoramento de Entregas.


Gestão de Entregas Perfeitas

Os Clientes mais exigentes sonham com as Entregas Perfeitas, uma exigência da Logística Moderna. O Cliente não participa diretamente das etapas de Processamento do Pedido, sua Montagem, Unitização e Despacho. No entanto ele é o principal protagonista quando da realização da entrega, a última etapa do processo logístico de distribuição da sua encomenda. É o seu sentimento, neste momento da entrega, com a Pontualidade, Integridade da Embalagem e Atendimento que irá determinar sua fidelidade e recomendação da marca.

Atualmente, os embarcadores e transportadores estão preocupados com o que se denomina de Experiência do Cliente (CX – Customer Experience) no âmbito da Logística de Entrega.

Aliás, costuma-se falar que a Hora da verdade de todo o processo Logístico é a Qualidade na Entrega.

Ainda hoje, muitas empresas prometem a entrega para um dia e entregam em outro, quando entrega. Causando transtornos, perda de tempo, etc. Outras, quando indagadas, passam o telefone da transportadora, que são fisicamente responsáveis pela última milha e nem sempre sabem e se comprometem com um nível mínimo de serviço.

As TIC, Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas às técnicas de Geoprocessamento e Localização estão permitindo monitorar os veículos de entrega com finalidade logística, através de aplicativos de celular, acompanhando desde sua saída do despacho até a entrega efetiva. Inclusive com registro de ocorrências de chegada no local do cliente, entrega total ou parcial realizada e sua saída.

Até mesmo fotos e assinatura digital podem ser registradas. Se o motorista executar tais registros fora do local de entrega, este fato fica registrado como uma inconsistência na operação.

A central de operações pode acompanhar toda a operação em tempo real através de visualização em mapas ou através de painéis antecipando providências.

Por tudo isto, que todos os recursos necessários estão disponíveis e acessíveis a baixo custo, permitindo uma Entrega Perfeita em Tempo e Completa.


Na teoria logística usa-se o termo OTIF - On Time in Full em inglês, que significa On Time: Em Tempo ou pontual, IN Full: Completa, com a embalagem íntegra, sem avarias e aquilo que foi pedido foi entregue.

Os softwares de Gestão de Entregas e Monitoramento da VisiLog, são ferramentas completas que consideram tudo que foi mencionado, e já estão colaborando com a Entrega Perfeita em muitas empresas de diversos ramos e portes.

bottom of page