A visita de Profissionais de Vendas, sejam esses, Representantes de Vendas, Propagandistas ou Promotores de Vendas devem trazer resultados que se traduzam em aumento das vendas e fidelidade do cliente.
No entanto, devido aos custos envolvidos como: despesas de deslocamento, reembolso de quilometragem, alimentação, salários diretos e indiretos, horas extras etc. exige-se o melhor custo-benefício dessa operação.
Também, devido à dispersão geográfica dos clientes, há que se fazer um planejamento das visitas que considere trajetos que permitam aproveitar ao máximo a proximidade de clientes naquele dia ou período. Proximidade que considere a geografia da malha urbana ou rodoviária. Dependendo do caso, as mãos de trânsito, horários de rodízio, etc.
Um dos melhores KPI (Indicador de Desempenho adotado) é o tempo no cliente sobre o tempo em trânsito. Denominado Índice de Desempenho Logístico das Visitas.
Muitas equipes de apoio comercial consultam o Google Maps para elaborar roteiros eficientes para seus vendedores.
Infelizmente, como muitas empresas possuem uma política de reembolso por quilometragem, a economia em trajetos não é praticada, em grande parte dos casos.
As empresas que têm consciência do assunto, utilizam um Roteirizador para estabelecer e planejar as rotas dos vendedores.
Normalmente, elas realizam uma reorganização total dos roteiros dos vendedores periodicamente ou quando percebem uma variação muito grande no indicador de Desempenho Logístico de cada roteiro.
Isto acontece com a inclusão de novos clientes que saturam um roteiro existente exigindo uma reorganização.
Outra prática adotada é ter um vendedor com moradia próxima de sua carteira de clientes. Isso ajuda a otimizar seus roteiros.
A VisiLog possui softwares para Roteirização Variável, aquela que é utilizada para reorganização total dos roteiros de visita como também para Rotas Fixas, aquelas que são executadas por cada vendedor no dia a dia.
No pacote de soluções para a área comercial ainda existem Dimensionadores e Simuladores além de APPs para acompanhamento dos vendedores.
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