O número de veículos comerciais está crescendo em todos os países. Congestionamento, Poluição, Ruídos , Acidentes, etc. Como ficará a qualidade de vida nas cidades?
As cidades estão crescendo em todos os países do mundo. Hoje são 3,9 Bilhões de pessoas morando em cidades, estima-se que em 2050 serão 6,4 Bilhões.
Com o crescimento das cidades, em primeiro lugar, aumenta-se a necessidade de transporte.
No entanto, para evitar que a curva de crescimento das cidades desencadeie o mesmo efeito para o número de veículos e consequente aumento dos transtornos comuns aos habitantes das cidades.
Questões como poluição, ruídos e acidentes são considerados grandes vilões nas cidades.
Com o objetivo de minimizar estes problemas, os governantes, fabricantes de veículos, operadores de transporte e a população estão incentivando o transporte de massa e buscando outras formas não convencionais como: bicicletas, patinetes e veículos elétricos.
Tudo isto para preservar a qualidade de vida nas cidades diante do crescimento no número de veículos.
Mas, qual é o cenário quando se considera a necessidade de abastecer as cidades de produtos e serviços?
O número de veículos comerciais também está crescendo na maior parte dos países. Ver figura.
Muitas outras iniciativas tentam minimizar este avanço. Podemos citar as entregas com bicicletas, adoção de Centros de Distribuição Urbanos, experiências com Drones, etc.
Em outros casos não se diminui o número de veículos, mas buscam-se alternativas menos poluentes como são os veículos elétricos.
Mas, todas estas iniciativas tem dados poucos resultados, principalmente frente à demanda e à complexidade da distribuição urbana.
Neste contexto surgem as tecnologias baseadas na Otimização dos Recursos.
Hoje elas estão disponíveis a custo reduzido através de Softwares de Roteirização através da Internet e, desde que aplicadas corretamente, permitem operar um número menor de veículos e trajetos do que no processo manual, atualmente em uso em diversas empresas.
Adicionalmente, com as tecnologias de comunicação e rastreamento é possível monitorar a operação garantindo a otimização e resultando em entregas com melhor aproveitamento dos veículos comerciais.
Portanto, a implantação das tecnologias de otimização se mostra uma alternativa de menor custo e mais rápida que irá contribuir definitivamente para a melhor qualidade de vida nas cidades, trazendo ainda como bônus para as empresas embarcadoras e transportadores, economias e qualidade na operação das entregas de produtos e serviços.
Comments