top of page

Multiplos Entregadores por Rota – Uma Estratégia de Distribuição para o Centro das Grandes Cidades


A necessidade de atender muitas pequenas entregas no mesmo dia, em locais muito próximos, numa mesma região, normalmente situada na área central das grandes cidades, com restrições de horário e estacionamento, tem sido mais um desafio para a Logística de Distribuição.

Este caso tem obrigado os operadores lançarem mão da estratégia de utilizar vários entregadores para uma mesma Rota. Assim é possível o atendimento de muitos clientes em um intervalo menor de tempo.

Os tradicionais carrinhos manuais tem sido substituídos por equipamentos com tração própria que podem ser dirigidos com facilidade pelos entregadores. Eles são carregados pelo caminhão mãe juntamente com a carga a ser distribuída.

A Roteirização neste caso deve ser realizada em 2 etapas. A primeira para Agrupar as entregas entre os Caminhões Mãe, a segunda para Agrupar e Sequenciar as entregas para os entregadores.

Enquanto a primeira etapa define quantos caminhões serão necessários, a segunda define quantos entregadores serão necessários para cada caminhão.

O pessoal da VisiLog já desenvolveu algoritmos de Roteirização para este novo Modelo de Distribuição.

bottom of page