top of page

A Entrega de Mercadorias por Drones: Uma Nova Oportunidade para as Técnicas de Roteirização e Rastre


Fonte: Workhorse

A entrega de Mercadorias nas áreas urbanas, rodoviárias ou rurais ainda permanece como um grande desafio para todos os envolvidos com o problema. Na busca de soluções para aumentar a eficiência deste processo e ainda contribuir com o meio ambiente, diversos fornecedores logísticos passaram a testar os Drones para as entregas.

De fato, o surgimento dos Drones trouxe novas possibilidades, mas ainda é uma incógnita porque além de uma legislação em desenvolvimento apresenta um grande número de variáveis em sua operação.

Os Drones podem ser utilizados a partir de suas bases em sincronismo com veículos ou não.

Podem ser autônomos seguindo rotas mapeadas e monitoradas por GPS ou tudo isto através de Pilotagem Remota. Um sem número de questões ainda precisam ser testadas até que um modelo eficiente seja encontrado.

A Amazon, La Poste e outros lançaram Drones de suas bases sem sincronismo mas com Pilotagem Remota. A Workhorse está desenvolvendo um Drone com oito Rotores (Octópero), chamado de Horsefly projetado para ser utilizado em sincronismo (em Tandem) com seus Caminhões Elétricos. A UPS e a FEDEX já partiram para os testes com a Workhorse buscando maior eficiência e redução de custos nas entregas. A colaboração entre os dois veículos permitiria reduzir consideravelmente o trajeto em tempo e km de seus veículos, enquanto o Drone realiza uma entrega em linha reta o veículo parte para outra.

Atualmente, durante os testes, o Motorista não pode perder de vista o seu Drone devido a legislação, portanto ele somente o envia nesta condição.

Guiado pelo GPS o Drone leva a encomenda para um local enquanto o Motorista segue para outra entrega em um local próximo e em condições de encontrar seu Drone mais adiante.

Somente em poucos artigos recentes se comenta sobre a aplicação de Otimização de Rotas na questão dos Drones. Alguns grupos de estudos em Universidades da Europa já estão se mobilizando para este assunto, como já percebemos.

Os mesmos ganhos conhecidos na distribuição convencional acontecem com o uso de Drones. Tanto Drones como Veículos Associados e seus trajetos podem ser reduzidos com um Plano Otimizado de Rotas seguido de Monitoramento de sua Execução.

No caso de Drones Autônomos estes necessariamente precisam de um Plano de Rota como acontece com outras aeronaves tripuladas ou não.

Estaremos assistindo a uma nova onda tecnológica com estes equipamentos, mas certamente o processo de Otimização de Rotas fará parte deste processo.

Conheça mais sobre as inovações em nosso VisiBlog, o Blog da VisiLog: www.visilog.com.br

Links Interessantes: http:

//alct.ca/un-tandem-camion-de-livraison-et-drone-pret-avant-le-systeme-damazon/?lang=en

http://workhorse.com/aerospace

https://www.youtube.com/watch?v=HEkHhZDuLhU&index=1&list=PL5-b6iGlXM9Gj2O5yKVLaO7ur3KJkyBvS

bottom of page